Aeróbio antes ou depois da musculação ? Papo Saúde!

Paulo Gentil salvando minhas quintas feiras desde sempre. Tudo o que ele escreve eu gosto acho super explicativo e válido para colocar aqui! Eu acho que todo mundo principalmente quem está em busca do peso ideal se pergunta como deve combinar exercícios aeróbios com musculação e eis que o querido Paulo Gentil nos tira essa dúvida! Já vi em vários outros lugares TEM QUE FAZER ANTES , TEM QUE FAZER DEPOIS, nunca soube o que estava certo.

Eu gosto de aeróbios então eles para mim são sim uma necessidade por mim eu faria exercícios aeróbios durante todo o dia. Mas essa não é a questão! Que horas fazer os aeróbios? Veremos abaixo com Paulo Gentil.



Muita gente questiona se é melhor fazer musculação antes ou depois dos aeróbios. A minha pergunta normalmente é “por que fazer o aeróbio?”, se a pessoa achar que essa é a única opção para emagrecer, então, nem precisa continuar. Agora, se ela for apaixonada pela atividade, então vamos adiante!

Em um estudo de 8 semanas conduzido por Patrick Davitt, mulheres não treinadas foram divididas em dois grupos, um grupo fazia musculação antes do aeróbio e outro fazia a ordem inversa. Os treinos foram realizados 4 vezes por semana, os aeróbios envolviam 30’ de atividade entre 70-80% da FC de reserva e a musculação envolvia 5-6 exercícios com 3 séries de 8-12 repetições. Ao final do estudo, não houve diferenças entre os grupos para as alterações nos ganhos de força, na capacidade aeróbia e nem nos ganhos de massa magra.

É importante ressaltar que um estudo do grande Eduardo Cadore (sem dúvidas o maior estudioso de treinamento concorrente do Brasil e, na minha opinião, um dos maiores do Mundo), idosos tiveram comprometimento dos ganhos de força quando o aeróbio foi feito antes da musculação.

Então, pessoal, para a maioria das pessoas a ordem entre aeróbios e musculação fará pouca diferença no final das contas. No entanto, temos que levar em conta questões práticas, como o cansaço gerado pela primeira atividade, o horário das aulas que a pessoa gosta de fazer, o incômodo em fazer a atividade após transpirar, etc. Enfim, se o aeróbio está sendo feito porque a pessoa se sente bem, então a escolha da ordem seguirá a mesma lógica!!

(Paulo Gentil)

Cadore EL, Izquierdo M, Pinto SS, Alberton CL, Pinto RS, Baroni BM, Vaz MA, Lanferdini FJ, Radaelli R, González-Izal M, Bottaro M, Kruel LF. Neuromuscular adaptations to concurrent training in the elderly: effects of intrasession exercise sequence. Age (Dordr). 2013 Jun;35(3):891-903.
Davitt PM, Pellegrino JK, Schanzer JR, Tjionas H, Arent SM. The effects of a combined resistance training and endurance exercise program in inactive college female subjects: does order matter? J Strength Cond Res. 2014 Jul;28(7):1937-45.

CONVERSATION

11 comentários:

  1. Oii amiga!!
    que legal seu post .. e quem não faz nenhum nem outro como faz? :P kkk
    preciso me reeducar!! ahahaha
    Beeijos;*

    www.harumiholanda.com

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  2. Adorei o post, bem explicativo.
    Tenho que voltar pra academia sabe, mas me falta tempo :(
    http://www.annacaarol.blogspot.com.br/

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  3. Também sempre tive essa dúvida... sou meio preguiçosa então costumo fugir desse tipo de atividade...

    http://corujicesnomundo.com.br

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  4. Adorei as dicas
    estou querendo fazer academia
    Beijos Jéssica R. Coelho

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  5. Que ótima sua dica. Tõ precisando me movimentar.
    Big beijos
    Lulu on the Sky

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  6. Gostei!
    Eu sempre vario o meu horário dos exercícios aeróbicos vai depender do meu humor
    e da minha disposição hehe.
    Beijos!
    www.mahmaquiagens.blogspot.com.br

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