Aeróbio antes ou depois da musculação ? Papo Saúde!

Paulo Gentil salvando minhas quintas feiras desde sempre. Tudo o que ele escreve eu gosto acho super explicativo e válido para colocar aqui! Eu acho que todo mundo principalmente quem está em busca do peso ideal se pergunta como deve combinar exercícios aeróbios com musculação e eis que o querido Paulo Gentil nos tira essa dúvida! Já vi em vários outros lugares TEM QUE FAZER ANTES , TEM QUE FAZER DEPOIS, nunca soube o que estava certo.

Eu gosto de aeróbios então eles para mim são sim uma necessidade por mim eu faria exercícios aeróbios durante todo o dia. Mas essa não é a questão! Que horas fazer os aeróbios? Veremos abaixo com Paulo Gentil.



Muita gente questiona se é melhor fazer musculação antes ou depois dos aeróbios. A minha pergunta normalmente é “por que fazer o aeróbio?”, se a pessoa achar que essa é a única opção para emagrecer, então, nem precisa continuar. Agora, se ela for apaixonada pela atividade, então vamos adiante!

Em um estudo de 8 semanas conduzido por Patrick Davitt, mulheres não treinadas foram divididas em dois grupos, um grupo fazia musculação antes do aeróbio e outro fazia a ordem inversa. Os treinos foram realizados 4 vezes por semana, os aeróbios envolviam 30’ de atividade entre 70-80% da FC de reserva e a musculação envolvia 5-6 exercícios com 3 séries de 8-12 repetições. Ao final do estudo, não houve diferenças entre os grupos para as alterações nos ganhos de força, na capacidade aeróbia e nem nos ganhos de massa magra.

É importante ressaltar que um estudo do grande Eduardo Cadore (sem dúvidas o maior estudioso de treinamento concorrente do Brasil e, na minha opinião, um dos maiores do Mundo), idosos tiveram comprometimento dos ganhos de força quando o aeróbio foi feito antes da musculação.

Então, pessoal, para a maioria das pessoas a ordem entre aeróbios e musculação fará pouca diferença no final das contas. No entanto, temos que levar em conta questões práticas, como o cansaço gerado pela primeira atividade, o horário das aulas que a pessoa gosta de fazer, o incômodo em fazer a atividade após transpirar, etc. Enfim, se o aeróbio está sendo feito porque a pessoa se sente bem, então a escolha da ordem seguirá a mesma lógica!!

(Paulo Gentil)

Cadore EL, Izquierdo M, Pinto SS, Alberton CL, Pinto RS, Baroni BM, Vaz MA, Lanferdini FJ, Radaelli R, González-Izal M, Bottaro M, Kruel LF. Neuromuscular adaptations to concurrent training in the elderly: effects of intrasession exercise sequence. Age (Dordr). 2013 Jun;35(3):891-903.
Davitt PM, Pellegrino JK, Schanzer JR, Tjionas H, Arent SM. The effects of a combined resistance training and endurance exercise program in inactive college female subjects: does order matter? J Strength Cond Res. 2014 Jul;28(7):1937-45.

Comentários

  1. Oii amiga!!
    que legal seu post .. e quem não faz nenhum nem outro como faz? :P kkk
    preciso me reeducar!! ahahaha
    Beeijos;*

    www.harumiholanda.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, bem explicativo.
    Tenho que voltar pra academia sabe, mas me falta tempo :(
    http://www.annacaarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Também sempre tive essa dúvida... sou meio preguiçosa então costumo fugir desse tipo de atividade...

    http://corujicesnomundo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas
    estou querendo fazer academia
    Beijos Jéssica R. Coelho

    ResponderExcluir
  5. Que ótima sua dica. Tõ precisando me movimentar.
    Big beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  6. Gostei!
    Eu sempre vario o meu horário dos exercícios aeróbicos vai depender do meu humor
    e da minha disposição hehe.
    Beijos!
    www.mahmaquiagens.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o blog.
Comente sobre o post.
Outros assuntos entre em contato pelo email box de contato ao lado :D
Um xeiro no olho!